PÁSCOA
“A Luz resplandeceu, em plena escuridão. Jamais irão as trevas vencer o seu clarão.”
A festa da Páscoa, para os cristãos, é a mais importante das festas. Nela celebramos a passagem (Páscoa) da morte para a Vida. Assim como Jesus venceu a morte, a celebração do Mistério Pascal nos convida a vencer as situações de morte que o dia-a-dia nos apresenta. Como, pois, devemos nos preparar e celebrar a ressurreição de Jesus? Será que a cada ano estamos nos tornando pessoas mais libertadoras (e mais livres), mais justas e mais solidárias? Enfim, como a Páscoa, que é um momento de mudança, acontece em nossas vidas?
Os símbolos nos ajudam a acolher o Mistério que celebramos. Neste contexto, vale a pena relembrar alguns dos símbolos da Páscoa:
- Círio Pascal – Simboliza o Cristo ressuscitado. Quando a chama da fé, que Cristo acende em nossos corações, ilumina o mundo, as trevas da vida velha no pecado não tem a última palavra.
- Ovos da Páscoa – Aparentemente mortos, Contêm uma vida que surge repetidamente, destruindo suas paredes. É a novidade que vem a expectativa, a esperança.
- Coelho – É um dos primeiros animais a saírem da toca, após o inverno, anunciando a novidade da primavera. Ele multiplica-se rapidamente, assim como, em nossa vida, devem ser multiplicados os dons da fraternidade e da justiça.
- Peixe – É um dos mais antigos símbolos do cristianismo. Os primeiros cristãos não podiam celebrar sua fé abertamente devido às perseguições e reconheciam-se pelo sinal do “peixe”.
- Girassol – Tem significado especial, pois sempre está voltado para o sol, assim como nossas vidas se voltam para o Cristo, nossa Luz.
Viver no amor é a grande proposta de libertação que Jesus nos trouxe e por isso somos convidados a fazer “passagem”: sair de uma vida egoísta e individualista para a alegria da partilha e do convívio fraterno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DIGA PRA MIM O QUE VOCÊ ACHOU DO MEU BLOG